Rendas
Aviamentos Armarinhos Marisa BH
Rendas
Uma das rendas mais tradicionais do artesanato brasileiro é a Renascença. Ela teve origem em Veneza, Itália, durante o século 16 e foi trazida para o Brasil por freiras europeias no período da colonização portuguesa. Elas ensinavam a renda em conventos e colégios internos.
Aqui, o bordado foi difundido através de rendeiras nordestinas, que passaram essa arte de geração em geração. Uma das principais características dessa renda é a produção totalmente artesanal, que utiliza linha, lacê e agulha. Ela é construída sobre um desenho manual feito em papel manteiga.
Os trabalhos podem demorar de semanas a um ano para ficarem prontos, dependendo do tamanho. Mas peças de Renda Renascença são muito valorizadas por conta dos traços marcantes característicos, com pontos delicados e entrelaçados perfeitos, o que compensa a espera.
Com esta técnica podem ser feitos guardanapos, porta talheres, colchas, blusas, vestidos de noiva. O que não falta é criatividade. Tradicionalmente feita com tecido branco, no nordeste a renda ganhou autenticidade com várias cores diferentes.
Hoje em dia a população brasileira tem consumido e propagado cada vez mais essa arte, além de exportá-la para sete países diferentes da América, Europa e Ásia.